Agência do INSS em Caruaru oficializa atendimento digital


O modelo estava sendo testado desde o mês de agosto. (Imagem: Divulgação)

A partir desta quarta-feira (8), Agência da Previdência Social (APS) em Caruaru conta com o atendimento do INSS Digital. O modelo passou a ser testado desde o mês de agosto e consiste na adoção de uma plataforma que digitaliza a tramitação dos processos, com o objetivo de agilizar a análise dos requerimentos. A distribuição dos processos é realizada de forma eletrônica de uma unidade para outra.

No período de testes, foi identificada uma melhora de 75% na produtividade dos servidores. O tempo que era utilizado para analisar quatro processos no modelo antigo de atendimento é suficiente para a execução de 10 análises, com o serviço digital. A previsão é que 300 unidades adotem o serviço até o final do ano.

Um dos produtos da ação é o site de serviços Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços de agendamento, retirada de extratos e envio de documentos. O aplicativo também está disponível para celulares com sistema operacional Android.

Além disso, o cidadão e as entidades poderão acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos processos por meio do site e da Central de Teleatendimento 135.