
Estão sendo realizadas, nesta segunda-feira (21), em todo o país, várias manifestações contrárias ao fechamento da Justiça do Trabalho. A movimentação conta com a participação de advogados, juízes, servidores e membros da sociedade civil. Em Caruaru, o ato acontece em frente à sede da Justiça, localizada no bairro Maurício de Nassau.
A mobilização é contrária a uma série de declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Durante uma entrevista realizada no começo do mês, o chefe do Executivo afirmou que existe, no país, um “excesso de proteção” da classe trabalhadora.
Além disso, quando questionado sobre a possibilidade de extinção da Justiça do Trabalho, Bolsonaro afirmou que a alternativa está sendo estudada. “Em havendo clima, poderíamos discutir e até fazer uma proposta”, declarou.
As afirmações foram questionadas por diversas organizações, como a Associação Juízes para a Democracia (AJD), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que se mobilizaram em defesa do fortalecimento da justiça trabalhista.
Por Stephanie D’ávila – 21/01/2019







