Caruaru sedia pré-conferência para produtores culturais


O evento é uma preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco. (Imagem: Rodrigo Ramos/Secult-PE)

Várias pré-conferências regionais têm sido realizadas em preparação para a IV Conferência Estadual de Cultura de Pernambuco (IV CECPE). Em Caruaru, o evento acontecerá nesta terça-feira (30), das 8h às 17h, no Auditório Luiz Gonzaga da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Na ocasião, os produtores culturais da região poderão se cadastrar no Mapa Cultural de Pernambuco, uma plataforma colaborativa que permite o acesso às informações sobre eventos, programas, espaços e agentes culturais do cenário cultural do Estado.

De acordo com os organizadores, em todas as Pré-Conferências da IV CECPE, está sendo realizada a leitura da carta de repúdio ao projeto Nº 1774/2017, de autoria do deputado estadual Ricardo Costa, que dispõe sobre a “proibição de exposições artísticas ou culturais com teor pornográfico em espaços públicos, no âmbito do Estado de Pernambuco”.

A Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco, Silvana Meirelles, afirmou que as propostas levantadas nas pré-conferências serão sistematizadas e debatidas. “Nós da Secult-PE e Fundarpe iremos sistematizar todas as propostas de modificação, inclusão e supressão que foram feitas, e este novo documento se tornará a Segunda Minuta do Plano Estadual de Cultura, que será submetida à discussão na Plenária Final, em março, no Recife, constituída apenas pelos delegados eleitos nas pré-conferências”, explicou.

Além disso, na ocasião, serão eleitos os delegados que irão representar a região na Plenária Final do IV CECPE, em duas vertentes: Sociedade Civil e Poder Público, e será realizado o credenciamento dos participantes.