
Um grupo de estudantes autodeclarados pretos e pardos que foram aprovados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou, nesta terça-feira (12), um protesto contra o resultado publicado pela Comissão de Validação de Autodeclaração Racial da instituição. Dos 2,4 mil aprovados por meio do sistema de cotas, 280 foram desclassificados.
Esta foi a primeira vez que a instituição adotou uma avaliação prévia antes da matrícula dos cotistas. Ao todo, 188 estudantes entraram com recurso por discordarem do resultado. Por meio de nota, a universidade informou que as avaliações foram realizadas por uma comissão formada por professores, alunos, técnicos e membros da sociedade civil.
Os estudantes que entraram com recursos serão reavaliados na próxima semana. A nova avaliação acontecerá no campus do Recife e será realizada por uma nova comissão. O resultado deverá ser divulgado no dia 25 de fevereiro.
Por Stephanie D’ávila – 13/02/2019







