Faltosos do Enem 2017 superam números do ano passado


Mais de 1 milhão de candidatos não compareceram. (Foto: Reprodução)

Ontem (05) estudantes de todo o Brasil realizaram a primeira etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O primeiro domingo teve cerca de 30,2% dos candidatos ausentes, representando cerca de 1,8 milhão de faltosos. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no balanço ao fim das provas.

Segundo a diretora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisar Educacionais (Inep), Eunice Santos, o número apesar de alto está na média das edições anteriores. No ano passado o Enem registrou o número de 29,19% de abstenção. O primeiro dia superou esse número.

O primeiro dia de provas também não registrou nenhuma ocorrência grave, porém 273 pessoas foram eliminadas, sendo 264 por desrespeitarem regras previstas no edital. As outras 9 foram desclassificadas após o detector de metais ter detectado algum material proibido com os candidatos. Além dessas ocorrências, duas pessoas deixaram o local de provas portando os cadernos de questões do horário permitido.

A segunda etapa das provas acontece no próximo domingo (12) em todo o Brasil, onde mais de 4 milhões de candidatos devem comparecer para realizar as provas. Os portões para o Enem abrem às 12h (horário de Brasília). Na data serão aplicadas provas de Matemática e Ciências.