Histórico


A RÁDIO CULTURA DO NORDESTE, foi idealizada pelo rádio-técnico Jaime Mendonça (já falecido), que montou um pequeno transmissor de 25 watts e colocou a emissora no ar ainda de forma irregular. Posteriormente, um grupo formado por empresários da cidade se juntou para fundar a emissora com finalidades políticas. Isso aconteceu em 31 de agosto de 1958 na cidade de Caruaru – a terra da Feira.

Passadas as eleições e tendo sido alcançado o objetivo de eleger o empresário João Lyra Filho prefeito de Caruaru, o Grupo não mais tinha o interesse de continuar dirigindo a emissora e foi feito um convite para que os irmãos José Almeida e Onildo Almeida assumissem o novo prefixo da cidade. Os irmãos Almeida trabalhavam como operadores de som da Rádio Difusora de Caruaru e também mantinham um programa de auditório naquela emissora, com um grande respaldo comercial e também de audiência. José e Onildo toparam o desafio e em 1961 arrendaram a Rádio Cultura e posteriormente assumiram a direção até a presente data.

A frequência da emissora na época era 1.560 KHZ, e tinha como slogan: “A última da faixa, a primeira em popularidade”. Em 1976, uma nova frequência foi solicitada e a CULTURA mudou para a frequência: 1.130 KHZ e passou a ser a única emissora 24 horas no ar da região – “No meio da faixa do seu rádio, com muito mais amor”, aumentando ainda mais a sua audiência.

A CULTURA também ficou conhecida como “a escolinha do  rádio” por ter dado oportunidade a muitos e revelado grandes valores do rádio como: “Lenildo Lima”, “Alcinda Beltrão”, “Edvaldo de Castro”, “José Bezerra”, “Roberto Queiroz”, “Lídio Cavalcanti”, “Antonio Torres”, “Adelson Cunha”, “Adelmo Cunha”, “Marcos Ferreira”, “Luiz Mendonça”, “Luiz Queiroga” (famoso produtor humorístico, criador e produtor do Coronel Ludugero e “Otrope”), “Adelmo Tiné”, “Celso Rodrigues”, entre outros renomados profissionais que tiveram passagem pela Cultura como: “Macdowell Holanda”, “Rivaldo Oliveira”.

Atualmente, a RÁDIO CULTURA, dispõe de uma programação eclética  com: músicas, esportes, notícias, e com um jornalismo que prioriza as informações locais e da região. No seu quadro funcional comunicadores como: Agenor Farias, Adielson Galvão, André Santiago, Antônio Carlos, César Lucena, Edmilson Souza, Eliaquim Oliveira, Rony Filho, Paulo Sobral (com um estilo moderno e popular de comunicação que conquista a todos e mostra a verdadeira interatividade do rádio de hoje); Repórteres de grande destaque e competência como: César Lucena, Tavares Neto e Dido Montenegro, além de uma equipe esportiva de grande destaque comandada por Wilson Bezerra e com nomes como: Joberto Silva, Antônio Carlos, Alberto Alves, Artur Lucena, Jadson Carvalho, Marcelo Bezerra, Rony Filho, Edmilson Souza entre outros, que fazem da RÁDIO CULTURA DO NORDESTE a “emissora genuinamente caruaruense”.