Hospital de Caruaru se destaca na captação de córneas


O Hospital Regional do Agreste (HRA) ocupou o 4º lugar no ranking estadual. (Imagem: Divulgação/SES)

Durante o ano de 2017, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, teve um dos melhores resultados na captação de córneas para transplantes. A unidade assumiu o quarto lugar no ranking estadual, com 63 doações, ficando atrás apenas do Hospital de Câncer de Pernambuco (HC), do Hospital da Restauração (HR) e do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Filgueira (Imip).

O HRA é o único do ranking que não está localizado na Região Metropolitana do Recife (RMR). Ainda em Caruaru, o Hospital Mestre Vitalino realizou 40 captações do tecido, ficando na 8ª colocação.

Ao longo de 2017, Pernambuco contabilizou a realização de 968 transplantes de córnea, o equivalente a uma ampliação de 17% em relação ao ano anterior, quando foram realizados 827 procedimentos do tipo.

O transplante de córnea consiste em substituir o tecido doente por um saudável, com o objetivo de melhorar a visão do paciente ou corrigir perfurações oculares. De acordo com a Secretária de Saúde, não há restrições para doadores e mesmo pessoas com problemas de visão podem realizar a doação.