ICIA realiza Julho Bordô em Caruaru

A iniciativa conta com a participação de pacientes oncológicos, funcionários e voluntários. (Imagem: Divulgação/Assessoria)

Durante o mês de junho, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) tem realizado, em Caruaru, a Campanha Nacional em apoio ao Combate à Mucosite Oral. A iniciativa, intitulada Julho Bordô, conta com a participação de pacientes oncológicos, funcionários e voluntários e visa conscientizar a população sobre os benefícios da laserterapia no tratamento da doença.

De acordo com a cirurgiã-dentista do ICIA, Sarah Rachel, a mucosite oral é uma inflamação ocasionada pelos efeitos nocivos da radio e quimioterapia. “A mucosite oral é uma das complicações mais comuns relacionadas ao tratamento oncológico e pode ser muito debilitante ao paciente, causando um desconforto intenso, dor, dificuldade para engolir, comer, beber e falar, diminuindo a sua qualidade de vida”, explicou.

A reação acontece em 90% dos pacientes em algum momento do tratamento quimio e radioterápico e aumenta o risco de infecções locais e sistêmicas. De acordo com a cirurgiã, a inflamação “leva à formação de feridas na boca, que se tornam porta de entrada para fungos e bactérias, podendo comprometer ainda mais a saúde do indivíduo”.

Compartilhe

Destaques

Veja Mais