Inscrições para programa PE no Campus são prorrogadas


A iniciativa visa oferecer bolsas para apoiar os estudantes após o ingresso no Ensino Superior. (Imagem: Divulgação/SEE)

As inscrições do Programa de Acesso ao Ensino Superior (PE no Campus) foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (29). Inicialmente, o prazo seria encerrado nesta quarta-feira (24). A iniciativa visa oferecer bolsas para apoiar os estudantes de baixa renda após o ingresso no Ensino Superior. Para participar da seleção, os candidatos devem realizar inscrição eletrônica através do site da Secretaria de Educação de Pernambuco: http://www.educacao.pe.gov.br/.

Ao todo, estão sendo ofertadas mil bolsas para estudantes da rede pública estadual, em duas modalidades: uma para manutenção e outra para permanência no estudante. Os benefícios podem ser recebidos cumulativamente durante o primeiro ano da graduação.

No primeiro ano, o valor total da bolsa será de até R$ 950 e, no segundo, de R$ 400, repassados mensalmente ao estudante. De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa visa possibilitar que o estudante arque com despesas básicas, como moradia, alimentação e material didático.

Para concorrer, o candidato terá que ter estudado todo o ensino médio na rede estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos, ser atendido no Programa Bolsa Família ou ter renda familiar inferior a dois salários mínimos, e ter residência fixa com distância igual ou superior a 50 Km da universidade.

O processo contará com três etapas. A primeira será de análise dos dados e documentos exigidos no momento da inscrição eletrônica. A segunda será de classificação dos estudantes selecionados para as bolsas do Programa, de acordo com as notas obtidas no Enem e no SSA. Para a terceira etapa, o interessado também deverá anexar ao sistema de inscrição a versão digitalizada de sua documentação.

Entre as bolsas, 100 serão destinadas aos classificados pelo SSA e 900 para os classificados pelo Enem. O resultado final será divulgado no dia 16 de fevereiro.

Novo cronograma do programa:

Inscrição: 19 a 29 de janeiro de 2018

Divulgação da lista preliminar dos estudantes que atenderam os requisitos do programa: 30 de janeiro de 2018

Recursos: 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2018

Resultados dos recursos: 02 de fevereiro de 2018

Divulgação da lista de estudantes classificados para recebimento das bolsas: 2 de fevereiro de 2018

Período de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas: 5 a 9 de fevereiro de 2018

Resultado final e convocação para assinatura de Termo de Compromisso (estudantes que iniciarão as aulas na Universidade no 1º semestre de 2018): 16 de fevereiro de 2018