Ministério Público convoca reunião sobre obras na Barragem de Jucazinho


O objetivo é evitar acidentes no período de chuva por conta de danos estruturais. (Imagem: Divulgação/Compesa)

O Ministério Público Federal (MPF) em Caruaru convocou, em caráter de urgência, uma reunião para tratar das obras de adequação da Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim. De acordo com informações do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), o objetivo é que as obras de readequação auxiliem a evitar acidentes no período de chuva por conta de danos estruturais.

Na recomendação, o MPF apontou a necessidade que o Dnocs iniciasse obras de recuperação e adequação da represa, além de apresentar plano de emergência da barragem, que deve contemplar as ações a serem executadas pela autarquia em situações de risco de tragédias. Segundo o procurador da República Luiz Antônio Miranda de Amorim Silva, que acompanha o caso, as solicitações não foram atendidas.

A reunião foi agendada para o dia 1º de dezembro, às 9h30, na sede do MPF em Caruaru. Além de representantes do Dnocs, também foram convidados membros da Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac), da Secretaria de Recursos Hídricos, de prefeituras de municípios afetados, da CGU e da Compesa.