Partidos de Pernambuco divulgam notas sobre julgamento de Lula


O julgamento acontece nesta quarta-feira (24). (Imagem: Paulo Pinto/Agência PT)

Os diretórios estaduais do PSB e PTB divulgaram notas se manifestando a respeito do julgamento de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que acontece nesta quarta-feira (24). Além disso, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) comentou sobre o assunto dirigindo-se diretamente à Lula.

No texto, o parlamentar afirma que espera que “a Constituição seja respeitada” e que “lhe seja garantido o tratamento justo que merece todo cidadão brasileiro”. A nota é semelhante à que foi divulgada por seu partido, em que a legenda afirma que “o que a Nação brasileira espera é que se imponham os preceitos constitucionais”.

“Para o PTB de Pernambuco, nesse momento, é fundamental que todas as forças democráticas e comprometidas com o país se manifestem para que esse julgamento se dê num marco de rigoroso respeito à Constituição, pilar essencial e fundador da nossa democracia”, aponta.

O PSB, no entanto, manifestou-se publicamente em apoio ao ex-presidente, condenando a celeridade do processo e defendendo o direito do petista de disputar as eleições. “O tribunal político mais adequado em uma democracia é o voto popular, em eleições livres – avaliação essa que é comum, no presente caso, à maioria das forças políticas responsáveis, independentemente de seu espectro ideológico”, afirma a mensagem, assinada pelo presidente da legenda, Carlos Siqueira.