PMDB de Pernambuco deve apoiar candidatura de Alckmin


O apoio independe do posicionamento do diretório nacional. (Imagem: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press)

O Presidente do PMDB de Pernambuco, o vice-governador Raul Henry, afirmou que a legenda estadual deve apoiar a eventual candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB) à presidência da república. De acordo com Henry, o posicionamento ainda será submetido ao diretório.

“Tenho uma opinião idêntica à do ex-governador. Agora tenho a responsabilidade de ser presidente estadual e tenho a impressão de que esta é a posição do partido: apoiar Geraldo Alckmim, mas é preciso submeter à direção. Jarbas é uma liderança que tem estatura, a percepção é de que a postura dele é comungada pelo partido”, apontou.

Segundo ele, não há possibilidades de alas do PMDB apoiarem a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, o dirigente destacou que, se a direção estadual apoiar à decisão, a legenda nacional não poderá interferir.

“É tradicional do PMDB respeitar o posicionamento dos seus diretórios. Aqui no Nordeste, por exemplo, vemos o PMDB aliado do PT, partido adversário nacionalmente. Em Pernambuco, temos uma aliança sólida com o PSB é para a nacional poderemos marchar com o PSDB”, frisou, afirmando que não existe mais obrigatoriedade de verticalização.