Programa agiliza processo de abertura de empresas em Caruaru


A iniciativa visa possibilitar que a ação tenha duração de até 15 dias. (Imagem: Divulgação/Sedeec)

Atualmente, o tempo médio para a abertura de uma empresa em Caruaru pode chegar a até nove meses. Para tentar acelerar o processo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (Sedeec) lançará, nesta quinta-feira (26), o programa Facilita Caruaru. A iniciativa visa possibilitar que micro e pequenas empresas sejam abertas em até 15 dias úteis.

“Tal projeto se justifica pela grande necessidade de formalização de micro e pequenos negócios informais em Caruaru, que chegam a 80% no município, e por ser preciso construir um macroambiente econômico atrativamente positivo para aqueles que pretendem empreender numa cidade já com vocação ao setor de serviços”, explica o gestor da pasta, João Melo Neto.

O projeto está em fase piloto há alguns meses e visa acompanhar o andamento do processo para que as práticas indicadas estejam sendo efetuadas corretamente. Entre os estágios de abertura de empresa, estão passos como pedido de viabilidade, envio de documentação, atestado de regularidade, alvará de funcionamento e vistoria.

A iniciativa conta com a participação de órgãos como a Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Corpo de Bombeiros, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Urbanismo e Obras (Seurb), Destra, Vigilância Sanitária e Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (Suder).