Secretária de Saúde de Caruaru divulga orientações sobre Febre Amarela


A imunização será disponibilizada para pessoas que se deslocarão para áreas endêmicas. (Imagem: Reprodução)

A Secretária de Saúde de Caruaru divulgou, nesta semana, uma nota com orientações relacionadas à vacinação contra a Febre Amarela. De acordo com a pasta, apesar de ser endêmica em vários Estados do Brasil, a doença não tem registro de ocorrência em Pernambuco. Por isso, o texto aponta que “não há motivo para busca da vacinação de forma indiscriminada em áreas que não há evidências de circulação ativa do vírus”.

Além disso, a nota explica que, para garantir o abastecimento da vacina em todo o país, os municípios que não são considerados áreas de risco devem realizar as ações de rotina do Calendário Nacional de Vacinação. A imunização é indicada apenas aos residentes ou viajantes dos estados das regiões Norte e Centro-Oeste, Minas Gerais e Maranhão e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em Caruaru, a vacinação está sendo disponibilizada no Centro de Saúde Ana Rodrigues para os residentes do município que se deslocarão para áreas endêmicas. A recomendação é que a imunização aconteça com antecedência mínima de 10 dias da data de viagem.

Segundo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, os interessados em realizar a imunização devem apresentar um documento que comprove o seu deslocamento para as áreas afetadas.