Seminário debate avanços e retrocessos dos Direitos Humanos em Caruaru


A programação conta com mesas redondas, debates e apresentação de artigos. (Imagem: Divulgação)

Será realizado, nesta quarta-feira (13), em Caruaru, o Seminário ‘Direitos Humanos Avanços e Retrocessos’. O encontro contará com a participação de especialistas do assunto. O evento faz parte da programação dos ’15 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos’.

As atividades serão realizadas no Colégio Óbvio, das 14h às 17h. A programação conta com mesas redondas, debates e apresentação de artigos.

A entrada é gratuita.

Confira a programação completa:

14h –  Mesa de Abertura – 15 dias de ativismo em celebração do dia mundial dos direitos humanos (representantes das Secretarias de Políticas para as Mulheres, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Secretaria de Educação)

14h30 – Lançamento da Campanha UFRPE pelos Direitos Humanos – iniciativa que tem o objetivo de sensibilizar a comunidade universitária e a sociedade para temas relacionados aos direitos humanos – Exibição de vídeos e explanação com comentários pelo Professor Hugo Monteiro Ferreira, professor do departamento de educação da UFRPE

(Mediação de Karinny Oliveira, Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, da Secretaria de Políticas das Mulheres)

15h   – Apresentação de artigos da Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE – Dossiê: infâncias, direitos e educação –  entre o passado e o presente – apresentação do editorial pelo professor Humberto Miranda, doutor em História, professor do departamento de educação da UFRPE

15h20 – “Um Discurso de Qualidade: A Educação como Dispositivo de Proteção à Criança e ao Adolescente” – professor José Almir do Nascimento, doutorando em educação pela UFPE.

15h40 – “Infância, Violência na Escola: Diálogos e Contextos” – Hugo Monteiro Ferreira, professor do departamento de educação da UFRPE

16h – “Infância e Errância na Literatura do Século XIX  – Diálogos Interdisciplinares sobre a Circulação de Crianças e Adolescentes nos Centros Urbanos” – Ana Cristina Dubeux Dourado – Doutora em Teoria da Literatura, Secretária Executiva de Direitos Humanos de Caruaru.

16h20 – Debate

17h – Encerramento