O programa Comando Geral da Notícia desta segunda-feira (20) contou com a participação do Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira. O convidado falou sobre o programa Entrada Garantida, que faz parte do Morar Bem Pernambuco, iniciativa do governo estadual.
Durante a entrevista, o convidado foi questionado sobre a peneira que deverá ser feita em decorrência do número de inscritos. No total, quase 25 mil pessoas já se inscreveram no programa, mas apenas dez mil vagas foram confirmadas para esta primeira fase do projeto. Além disso, até o momento, somente cinco mil imóveis estão disponíveis para compra dos participantes do Morar Bem. Em resposta, Paulo Lira explicou como funcionará o filtro. “Primeiramente eles precisam escolher o imovel que tem interesse em fazer a comprar e passar pela avaliação de risco de crédito da Caixa. Então eles precisam apresentar a documentação que comprove renda, passar pela avaliação e só assim ganharão o subsídio da Caixa”, explicou o presidente.
César Lucena, um dos apresentadores, perguntou ao convidado sobre as 15 mil pessoas que, provavelmente, terão que esperar a disponibilização de mais vagas e quais são os critérios para a seleção dessas pessoas. “Iremos hierarquizar pelo perfil da família. Então tem os critérios das pessoas que moram em área de risco, que estão em situação de vulnerabilidade, mulheres que são chefes de família e/ou que tem algum familiar com algum tipo de deficiência. Esses grupos serão prioritários”, disse Paulo Lira. O mesmo também completou informando que o programa pretende atender dez mil famílias por ano, tendo o objetivo de contemplar 40 mil famílias atendidas até 2026.
Por Maria Eduarda Rodrigues