Estado lança Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância

A iniciativa inclui a criação de mais de 100 leitos de internamento pediátrico (Hesíodo Góes/Secom)
A iniciativa inclui a criação de mais de 100 leitos de internamento pediátrico (Hesíodo Góes/Secom)
A iniciativa inclui a criação de mais de 100 leitos de internamento pediátrico (Hesíodo Góes/Secom)

Pernambuco lançou nesta segunda-feira (26), o Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024. O objetivo é realizar ações que garantam a rápida detecção e resposta aos casos, surtos ou epidemias decorrentes da circulação dos vírus respiratórios. Durante a divulgação do plano, que contou com a participação da governadora Raquel Lyra, foi anunciada a criação de mais de 100 leitos de internamento pediátrico da rede de saúde do Estado.

Segundo a Secretaria de Saúde do estado, o Plano servirá como diretriz para os serviços da rede de atenção e atua de forma transversal para mobilizar a sociedade para adoção de medidas preventivas, como a vacinação contra a Influenza, pneumococos e Covid-19, e de controle da transmissão. Além disso, também atuará com um painel de monitoramento da ocupação de leitos, na divulgação de campanhas de conscientização da população, capacitação de profissionais de saúde e a realização de atendimentos por Teleinterconsulta.

As doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação entre crianças no Estado de Pernambuco no ano de 2023, especialmente nos meses entre março e agosto, período que apresenta aumento considerável de casos de infecções virais e bacterianas. No período correspondente à sazonalidade do ano de 2023, entre os meses de março a julho Pernambuco recebeu a notificação de 2,6 mil casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), na faixa etária de 0 a 12 anos de idade. Dos casos notificados, foi possível identificar o agente etiológico em 686 deles.

Por Maria Eduarda Rodrigues

Compartilhe

Destaques

Veja Mais