O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Caruaru realiza entre os dias 9 e 20 de setembro um mutirão on-line de renegociação de dívidas junto às instituições financeiras (bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito). Com o objetivo de promover aos consumidores caruaruenses, melhores condições para quitação dos seus débitos junto às instituições credoras participantes da plataforma consumidor.gov. A ação vai ocorrer na sede do órgão, na Av. Rio Branco, das 7h às 13h.
De acordo com a assessoria do órgão, o consumidor deverá verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema; em seguida, deve se cadastrar na plataforma, informando corretamente seus telefones e e-mails de contato, pois esses dados facilitarão o atendimento. O consumidor registra sua reclamação na plataforma, informando que deseja se habilitar no mutirão e negociar/quitar sua dívida. Será necessária a identificação positiva do consumidor, por questões de segurança e legitimidade, que será feita pelas instituições antes de iniciar a negociação.
A empresa deverá responder em até dez dias. O tempo de resposta será contado a partir do registro da reclamação. Durante esse período, é possível que a empresa solicite informações complementares. O consumidor tem até 20 dias para avaliar se a sua reclamação foi resolvida.
Por Patriota Júnior – 09/09/2019