A vereadora Kátia das Rendeiras (Republicanos) foi presa na manhã de hoje (01), em Caruaru. A prisão ocorreu durante a operação “Primus”, deflagrada na manhã desta quarta-feira, pela Polícia Civil. As investigações foram iniciadas em março de 2022, a fim de desarticular uma associação criminosa voltada ao crime de peculato. Durante a operação, o assessor de impressa da vereadora, Carlos Matheus Lúcio Pereira, de 27 anos, também foi preso.
A vereadora foi encaminhada ao IML de Caruaru, para realização de exame traumatológico, após isso, ela retorna para a carceragem da Dinter 1, onde aguardará a audiência de custódia, que deve ocorrer nesta tarde. Em seguida, a vereadora será encaminhada para a Colônia Penal Feminina de Buíque.
Na operação também foram expedidos 14 mandatos de busca, apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio judicial de ativos financeiros, todos emitidos pelo Juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Caruaru, Pierre Souto Maior. Esta é a 10º operação de repressão qualificada do ano, vinculada à Diretoria Integrada Especializada e presidida pelo Delegado Jeová Miguel, titular da 3º Delegacia de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado. Uma coletiva de imprensa sobre o caso será realizada no fim da manhã, em Caruaru.
Com colaboração de Natália Rodrigues