Estudantes de Caruaru participam de Avaliação da Educação Básica


A ação visa monitorar o desempenho dos alunos da rede municipal. (Imagem: Divulgação)

Durante esta quarta-feira (29), mais de 9.200 estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Caruaru participaram das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEPE). As avaliações de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas para estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

O objetivo da iniciativa é verificar o grau de domínio dos alunos nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado, além de monitorar o desempenho deles como forma de avaliar o projeto pedagógico de cada escola.

Para o coordenador municipal do SAEPE, Antonio Moura, as provas são muito importantes para aferir os indicadores da proficiência dos alunos. “Os exames contribuem para adequação das práticas de ensino às necessidades dos alunos, além disso, as ferramentas de avaliação buscam incentivar os discentes e elevar o grau de eficácia da escola”, apontou.

As provas compõe, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE).