
O município de Toritama notificou a Secretaria Estadual de Saúde sobre um caso suspeito de coronavírus, informou a gerente da IV Geres, Aparecida Souza, nesta segunda-feira (16) durante entrevista no programa Nova Manhã da Rádio Cultura do Nordeste. A Prefeitura de Toritama divulgou uma nota, neste domingo (15), confirmando que há um caso suspeito do Covid-19 na cidade.
De acordo com a gerente, em Pernambuco há oito casos do novo coronavírus confirmados, sete são do Recife e um estrangeiro que está internado na cidade. Atualmente, o estado está na fase 2 da epidemia, que caracteriza a transmissão local. A velocidade do resultado dos exames irá aumentar, pois o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) está capacitado para realizar exames.
Além disso, Aparecida Souza afirmou que o Hospital Mestre Vitalino, localizado em Caruaru, está preparado para atender pacientes com coronavírus, porém só será utilizado para este fim quando a epidemia estiver na fase 3, que é quando há contaminação comunitária: “Nesse momento a gente tem três hospitais de referência no Recife, quando a epidemia evoluir o governo do estado vai incorporar o Mestre Vitalino, mas agora não é necessário porque temos disponibilidade nos outros hospitais”, declarou.
A gerente regional pontuou ainda que as pessoas que estão com sintomas leves devem permanecer em quarentena: “Esse vírus não é potencialmente letal, mas ele tem propagação muito rápida, 20% dos casos podem complicar e de 3% a 5% vão precisar de respiradores mecânicos, então é importante que a gente contenha o vírus para poder atender todo mundo de forma eficiente”, concluiu.
Todos os dias, ao final da tarde, a Secretaria de Saúde de Pernambuco divulga boletins epidemiológicos com a atualização dos números do coronavírus em Pernambuco.
Confira a nota da Prefeitura de Toritama na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Toritama, por intermédio da Secretaria de Saúde vem a público informar que na tarde de hoje (15) foi notificado o primeiro caso suspeito de COVID-19, de um paciente que teve contato com outro caso suspeito fora do Estado de Pernambuco.
Deixamos claro que ainda se trata de um caso suspeito. O paciente passará por exames de testagem para confirmação ou não da doença.
A Prefeitura já está com as ações em análise junto ao Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Coronavírus para alinhamento das necessidades.
Queremos deixar claro a população toritamense que não há motivos para pânico ou alarde, já que tudo está dentro do controle e alinhado às ações dos Governos Estadual e Federal.
Por fim, o paciente notificado encontra-se em isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde e acompanhado pela Secretaria de Saúde do Município.
Por Sarah Rêgo – 16/03/2020







