Caruaru teve mais de 15 mil famílias contempladas com a isenção

A nova regra de concessão de descontos nas contas de energia para pessoas de baixa renda inscritas no Cadúnico, em vigor a pouco mais de um mês, zerou a fatura de 377.553 famílias pernambucanas. Os dados foram levantados pela Neoenergia Pernambuco. Agora, estão isentos os clientes classificados como baixa renda do pagamento de 80 kwh consumidos mensalmente. Antes da mudança de regra, um cliente que consumia 80 kwh pagava R$ 27,10 pelo faturamento da energia. Caruaru teve 15.528 famílias contempladas com a isenção.
Segundo a nova regra, superando o limite de 80 kwh, o consumidor passa a pagar a tarifa integral do restante consumido. Diferentemente, a norma anterior estabelecia descontos escalonados, de até 65%, para os clientes com consumo de até 220 kwh por mês. Cada família tem direito ao benefício em apenas uma unidade consumidora (residência). Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e detentor do NIS ou NB (BPC/LOAS), a Neoenergia, através das suas distribuidoras, faz o cadastro do benefício automaticamente. Porém, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, é necessário que o cliente procure os canais de atendimento da concessionária.
A inscrição é simples, rápida e pode ser feita por meio dos canais de atendimento da distribuidora, vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada.
Bruno Dias – estágio sob supervisão