6ª Expocordel 2023 será realizada em Caruaru

A programação começa nesta sexta-feira (1º) (Imagem: Divulgação)
A programação começa nesta sexta-feira (1º) (Imagem: Divulgação)
A programação começa nesta sexta-feira (1º) (Imagem: Divulgação)

Tem início nesta sexta-feira (1º) a  6ª edição do Expocordel,  evento que está sendo organizado pela Academia Caruaruense de Literatura de Cordel (ACLC). A programação segue até o sábado (2) e tem como objetivo enaltecer a poesia popular e os fazedores desta cultura no município de Caruaru e região.  O evento também é uma forma de celebração do Dia do Cordelista, comemorado em 19 de novembro, data alusiva ao nascimento de Leandro Gomes de Barros, uma das maiores referências do estilo.

De acordo com o cronograma divulgado, na noite da sexta-feira (1º) haverá a posse de dois novos membros da Academia: a poetisa Karla Maria e o poeta Elvis Lira. Essa programação ocorrerá na sede da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (Acaccil), a partir das 19h30. Além da solenidade, o momento deverá ser marcado por recitais e participações musicais.

Já na manhã do sábado (02), a ação acontece na Casa do Cordel, que fica no centro de compras localizado às margens da BR 104. No local,  ocorrerá uma série de oficinas poéticas. A primeira começará às 9h, quando a professora e poetisa Aline Sales ministrará, acerca da trova, uma composição poética com quatro versos heptassílabos. Ela é integrante da ACLC e presidente da secção Caruaru da União Brasileira de Trovadores (UBT-Caruaru). Na sequência, o poeta e jornalista Jénerson Alves ministrará oficina acerca de Glosa, que é uma estrutura poética ligada ao repente e consiste no desenvolvimento de um mote (tema). A entrada é franca para as programações de ambos os dias.

Por Maria Eduarda Rodrigues

Compartilhe

Destaques

Veja Mais