98% das atrações do Carnaval de Pernambuco são do próprio estado

O Governo Estadual informou também que investimentos foram mais de R$ 39,5 milhões

(Fotos: Yacy Ribeiro/Secom)

Das 1000 contratações realizadas para o Carnaval de Pernambuco, pelo Governo do Estado, 98% foram atrações pernambucanas. A divulgação de ontem (7) do Governo informa que desses números, 90% foram selecionados via convocatória e 80% ligados à cultura popular. Além disso, o investimento para as festividades deste ano foi de mais de R$ 39,5 milhões, via Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), representando um aumento de 88% em relação ao ano anterior.

Entre as ações realizadas pela Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe durante o Carnaval estiveram o festival Pernambuco Meu País no Carnaval, o Cortejo Brincantes de Pernambuco e a iniciativa Brincante nas Escolas. Segundo a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, mais de 100 municípios receberam ações do Governo do Estado. As festividades, segundo Secretaria de Cultura, contabilizaram mais de 600 horas de apresentações durante todo o ciclo carnavalesco do Estado, que tem duração de 43 dias, de 2 de fevereiro a 16 de março de 2025.

Do total de incentivos voltados para a valorização e na salvaguarda da cultura popular pernambucana, 62% foram voltados unicamente para a linguagem; e 29% das contratações foram em dança de tradição carnavalesca, música de difusão de repertório carnavalesco e orquestras. 

A festividade em Pernambuco este ano homenageou nomes ligados à tradição carnavalesca pernambucana: Capiba (in memoriam), Dona Nira, Almir Rouche e Mestra Ana Lúcia. 

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais