Covid-19: Pernambuco quadruplicará capacidade de processamento de exames

Dois novos equipamentos foram entregues ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado nesta sexta (28).
Dois novos equipamentos foram entregues ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado nesta sexta (28). (Imagem: Diego Nigro/SEI)

Dois novos equipamentos foram inaugurados no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) nesta sexta-feira (28). Com o incremento, será ampliada a capacidade de processamento de exames de Covid-19 das atuais 800 amostras diárias para 3,2 mil.

O investimento de R$ 6 milhões foi feito por meio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). Também foram adquiridos 120 mil testes RT-PCR. No Diário Oficial desta sexta-feira foi publicada autorização para a convocação de mais 39 biomédicos e farmacêuticos/bioquímicos, aprovados em seleção para reforçar o Lacen-PE.

“A pandemia da Covid-19 mostrou a necessidade de estarmos cada vez mais preparados para os desafios que possam acontecer no futuro. A testagem, o diagnóstico, os exames laboratoriais precisam e têm uma relevância fundamental nesse processo”, disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que participou da inauguração.

Segundo o Governo de Pernambuco, os novos equipamentos são de última geração e importados, sendo responsáveis por fazer a extração do RNA das amostras do material coletado e o processamento do exame de RT-PCR em si, automatizando o processo e permitindo quadruplicar a capacidade diária. Desde o início da pandemia da Covid-19, o Lacen-PE processou 73 mil exames de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, quando a carga de transmissão está mais alta. Esse quantitativo representa 50% de toda produção desse tipo de exame em Pernambuco.

Além dos 120 mil kits de testagem comprados via Facepe, o Governo do Estado também adquiriu 57,5 mil exames RT-PCR para o Lacen e laboratórios conveniados. Outros 102 mil foram repassados pelo Ministério da Saúde e houve a doação de outros 56 mil do Grupo Unilever, Petrobrás e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Por meio da Secretaria Estadual de Saúde, ainda foram comprados outros equipamentos para o laboratório (freezer, extrator, entre outros), além de insumos (swab, kits de amplificação) e equipamentos de proteção individual (EPIs) para garantir a atuação com segurança dos profissionais que circulam por áreas com risco biológico.

Desde o início da pandemia, 268 profissionais, entre biomédicos, bioquímicos, sanitaristas e demais técnicos, aumentaram o quadro do Lacen-PE. Desses, 51 foram aprovados em concurso público. Os outros 217 são oriundos de seleções públicos. A instituição conta com 450 profissionais. 

Testes realizados

Até o momento, foram realizados 321 mil exames para detecção de Covid-19 em pacientes em Pernambuco. Desse total, 146,7 mil foram do tipo RT-PCR e demais testes rápidos. Dos testes de biologia molecular, mais de 123 mil (84%) foram processados no Lacen e nos laboratórios parceiros e conveniados. Os outros 16% foram realizados na rede privada. De acordo com a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Ivis) do Ministério da Saúde, Pernambuco é o 7º Estado do país que mais realizou exames do tipo RT-PCR no Brasil.

Por Patriota Júnior – 28/08/2020

Compartilhe

Destaques

Veja Mais