Março Lilás em Caruaru reforça importância de prevenir o câncer de colo do útero

Vacinas e exames preventivos estão disponíveis nas UBS’s do município.
Vacinas e exames preventivos estão disponíveis nas UBS’s do município. (Imagem: Janaína Pepeu)

Durante este mês de março, a Secretaria de Saúde de Caruaru, está alertando a população sobre a prevenção do câncer de colo de útero, estimulando a realização de exames e orientando sobre a doença. O Março Lilás é uma campanha de prevenção e controle da doença, que tem como objetivo alertar as mulheres a conhecerem os tipos de câncer de colo de útero e as várias maneiras de evitá-los.


Uma das maneiras de prevenir a doença é tomando a vacina contra o HPV, que está disponível para meninas de 9 a 14 anos, bem como para meninos entre 11 e 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família (UBS) do município. A imunização é capaz de prevenir, em até 70%, os cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Além disso, outra forma de prevenir a doença é diminuir o risco de contágio pelo HPV, que ocorre, principalmente, por via sexual, com a utilização de preservativos durante a relação sexual. Todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual também devem realizar, anualmente, o exame preventivo. Esse tipo de exame é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas iniciais e, agindo de imediato, podem não evoluir para o câncer.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão federal vinculado ao Ministério da Saúde para promoção de políticas públicas, ações e controle do câncer no país, o Brasil deve registrar 16.710 novos casos desse tipo de câncer no triênio 2020/2022. Ainda segundo dados da pasta federal, esse é o terceiro tipo mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte entre as mulheres no Brasil.

Por Daniel Nascimento – 24/03/2022

Compartilhe

Destaques

Veja Mais