Pernambuco realiza emissão de documentos gratuitos para pessoas em vulnerabilidades social ou não registradas

A campanha acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio

Foto: Divulgação/Arpen-PE

O Estado de Pernambuco realizará na próxima semana uma campanha que visa garantir a emissão de documentação de forma gratuita para pessoas com vulnerabilidade social ou pessoas não registradas. O cadastramento faz parte do programa “Registre-se!”, e acontecerá entre os dias 12 e 16 de maio com atendimento realizado sempre das 8h até às 18h. A iniciativa faz parte da Semana Nacional do Registro Civil, e tem como parceiros o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), coordenação da Corregedoria Geral de Justiça de Pernambuco (CGJ) e Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco.

Durante as datas, pessoas egressas do sistema prisional e imigrantes também poderão emitir documentos, em acordo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Pernambuco, todos os cartórios de registro civil atuarão com horários estendidos durante a campanha e também irão recepcionar pedidos de emissão de certidão via Central de Informações do Registro Civil (CRC) para a emissão de outros municípios do país.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) três milhões de brasileiros não possuem certidão de nascimento, documento básico para a emissão de outras documentações essenciais.

Por Bruno Dias – estagiário sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais