Boi Tira Teima é eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco

O Estado passa a ter 115 Patrimônios Vivos registrados

Foto: Secretaria Municipal de Cultura

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), divulgou o resultado do 20º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, nesta quarta-feira (06). Um dos escolhidos para fazer parte desta lista foi o Boi Tira Teima, movimento cultural Caruaruense. Com a escolha de mais dez mestres, mestras e grupos, o Estado passa a ter 115 Patrimônios Vivos registrados, de diferentes regiões. 

Os outros nove novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são: Dona Maria Viúva (Maracatu de Baque Solto  -Glória do Goitá, Zona da Mata), Mestra Mariquinha do Samba de Coco (Samba de Coco – Tupanatinga, Agreste), Maestro Edson Rodrigues (Frevo – Música – Recife, RMR), Mestra Joana Cavalcante (Maracatu de Baque Virado – Recife, RMR), Maracatu Nação Raízes de Pai Adão (Maracatu de Baque Virado – Recife, RMR), Dona Dá (Carnavalesca – Olinda, RMR), Mestre Lourenço (Artesanato de Palha – Goiana – Zona da Mata Norte), Terezinha do Acordeon (Matrizes do Forró – Recife, RMR) e Xirumba Amorim (Fotografia – Olinda, RMR). Na reunião, na qual foram eleitos os dez novos Patrimônios Vivos, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural fez a leitura dos critérios e diretrizes que foram norteadores para a difícil missão da avaliação das candidaturas e escolha dos contemplados.

Boi Tira Teima

Criado em 1922, o grupo de Bumba Meu Boi é símbolo da cultura popular caruaruense. Liderado por Mestre Gerson e, posteriormente, por sua esposa Dona Lindaura e o filho Mestre Roberto Gercino, mantém viva a tradição centenária com ações educativas e socioculturais. Atua em festivais e escolas, com destaque para seus projetos formativos e o recente reconhecimento como Ponto de Cultura.

Bruno Dias – estágio sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais