Brasil despeja mais de um milhão de toneladas de plástico nos mares por ano

Os dados foram divulgados ontem (16) pela ONG Oceana Brasil

(Foto: Agência Brasil – EBC)

Na américa latina, o Brasil é o país que lidera o despejo de resíduos plásticos nos oceanos. A nível mundial, o país está na oitava colocação, despejando anualmente cerca de 1,3 milhão de toneladas de plástico nos oceanos. Essas informações são do relatório elaborado pela ONG Oceana Brasil, divulgado ontem (16). Em todo o planeta, o país contribui com 8% daquilo que é jogado para contaminar a fauna marinha.

De acordo com o relatório, já foi detectada a contaminação em oceanos e em riachos da amazônia, onde 98% dos peixes analisados continham plástico no intestino e nas brânquias. Em relação às tartarugas, 70% das verdes ingeriram plástico; em algumas regiões do Brasil, esse índice chega a 100%. Cada grama de plástico ingerido aumenta em 450% o risco de definhamento.

O estudo também revelou que 200 espécies marinhas já ingeriram plástico no Brasil, e 85% delas estão em risco de extinção. Um em cada 10 animais marinhos que ingeriu plástico morreu. A fundação Oceana propõe a criação de uma economia circular do plástico. A aprovação do projeto está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais