Campanha de conscientização sobre pés diabéticos acontece hoje (16) em Caruaru

São oferecidos exames clínicos dos pés, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientações sobre autocuidado

(Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru/Divulgação)

Durante a manhã de hoje (16), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e instituições de ensino superior e técnico está realizando a Campanha “Lava-Pés” no Marco Zero da cidade, localizado na Praça da Igreja da Conceição. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados essenciais com os pés de pessoas diabéticas, especialmente no período da Páscoa, momento simbólico de reflexão e cuidado. 

Durante a ação, são oferecidos exames clínicos dos pés, aferição de pressão arterial, testes de glicemia capilar e orientações sobre autocuidado, com o intuito de alertar sobre os riscos e sinais de complicações como úlceras e amputações, que podem afetar uma em cada quatro pessoas com diabetes. A programação inclui ainda a atuação do odontomóvel, registro do consumo alimentar, atendimento médico, vacinação, avaliação de pés diabéticos, auriculoterapia, ventosaterapia e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, oferecidos pela equipe do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento).

A expectativa é que cerca de 350 pessoas sejam beneficiadas diretamente com os serviços ofertados. Além das atividades no Marco Zero, a campanha também se estende às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com ações de promoção e prevenção entre os dias 7 e 30 de abril, e com oficinas práticas para ensinar os profissionais a realizar o exame clínico dos pés.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais