Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite inicia nesta segunda (5)


Em entrevista ao Comando Geral da Notícia, o coordenador do PNI da IV Geres afirmou que o Brasil tem enfrentado uma redução nas coberturas vacinais da poliomielite (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Inicia, nesta segunda-feira (5), a Campanha Nacional de Multivacinação e a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. A iniciativa tem o objetivo de atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes. As campanhas seguem até o dia 30 de outubro. 

A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite tem como público-alvo as crianças de um ano a menores de cinco anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP). As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas seletivamente com a Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

O público-alvo da Campanha Nacional de Multivacinação são crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas incompletos. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 95% deste grupo. 

Em entrevista ao programa Comando Geral da Notícia da Rádio Cultura do Nordeste, o coordenador do Programa Nacional de Imunização (PNI) da IV Gerência Regional de Saúde de Pernambuco, Ítalo Ramon, afirmou que nos últimos anos o Brasil tem enfrentado uma redução nas coberturas vacinais da poliomielite: “Isso tem preocupado bastante diante do risco de reincidência da doença e por esse motivo o Ministério da Saúde se empenhou na Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite”, declarou. 

Por Sarah Rêgo – 05/10/2020