Ykaro Silva, de apenas 21 anos, participa do projeto social “Amip Tênis de Mesa – Programa Raquete Vencedora” há um ano

O título de campeão pernambucano na categoria sub-21 do tênis de mesa é caruaruense e reside no Monte Bom Jesus. O mesatenista Ykaro Silva, de apenas 21 anos, conquistou o título durante a primeira etapa do Campeonato Pernambucano de Tênis de Mesa, realizada na cidade de Camocim de São Félix. A competição, que marcou o início da temporada 2025, contou com a participação de mais de 200 atletas de todo o estado. Outro destaque do projeto foi o atleta Lucas Samuel, de 17 anos, que também subiu ao pódio, ficando em terceiro lugar em outra categoria.
Ykaro começou a praticar tênis de mesa há um ano, através do projeto social “Amip Tênis de Mesa – Programa Raquete Vencedora”, que atende 60 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, principalmente do bairro São Francisco. O projeto é realizado em parceria com a Prefeitura de Caruaru, por meio do Chamamento Público 001/2024 da Secretaria Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e tem como objetivo promover inclusão social e desenvolvimento pessoal através do esporte. Qualquer aluno de escolas publicas, municipais ou estaduais, podem participar do projeto de forma gratuita, precisando apenas levar o comprovante de matrícula. Os treinos são realizados na terça – feira de 9h30 e 16h e na quinta – feira de 16h.
Em entrevista à Rádio Cultura do Nordeste, o treinador e colaborador do projeto social Severino Júnior, fez apelo a população para que contribuam com iniciativas como o “Programa Raquete Vencedora”. “A gente que é comunidade pode fazer muito pela comunidade”, disse ele para o repórter Dido Montenegro. Para o Bíu, como é chamado o treinador pelos seus alunos, pensa que a população pode fazer a própria diferença nos espaços:”se a comunidade olhar para dentro dessas associações como uma forma de transformação social, muitas vezes a gente não precise muito do poder público”.
Ykaro não apenas se dedica ao esporte, mas também atua como monitor na iniciação ao tênis de mesa, ajudando a inspirar outros jovens da comunidade.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão