A partir do dia 4 de novembro a vacina oral bivalente será totalmente substituída pela vacina inativada
A Secretaria de Saúde de Caruaru deu início à mudança no calendário vacinal contra a poliomielite, em alinhamento com a estratégia nacional do Ministério da Saúde (MS). A partir do dia 4 de novembro deste ano, o esquema vacinal será composto exclusivamente pela vacina inativada contra a poliomielite (VIP), em substituição à vacina oral bivalente contra a poliomielite (VOPb), utilizada anteriormente nas doses de reforço.
O novo esquema vacinal prevê a aplicação da VIP em quatro momentos: aos 2, 4 e 6 meses de vida, com um reforço aos 15 meses. A vacina inativada oferece proteção eficaz, com taxas de imunização que variam entre 99% e 100%, proporcionando segurança para as crianças menores de 5 anos, faixa etária prioritária no combate à poliomielite.
Desde o último sábado (28), até o dia 3 de novembro, é dada ênfase à transição do esquema vacinal, com a substituição das doses de VOPb. Essa medida marca um novo capítulo no combate à poliomielite, reforçando os esforços para erradicar a doença no Brasil, que não registra casos de poliovírus selvagem desde 1989. O país, certificado como área livre de circulação do vírus em 1994, continua a fortalecer as ações preventivas para manter a proteção das futuras gerações.
Confira como ficará o cronograma vacinal a partir de novembro:
– 2 meses: 1ª dose de VIP
– 4 meses: 2ª dose de VIP
– 6 meses: 3ª dose de VIP
– 15 meses: Reforço com VIP
Situação vacinal a ser adotada:
Para as crianças que já iniciaram o esquema com a VIP ou para aquelas que ainda não tomaram nenhuma dose, a atualização será feita conforme os intervalos estabelecidos, garantindo sempre a proteção completa contra o poliovírus.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão