Caruaru fortalece bancada animal no legislativo

Os vereadores Anderson Correia (PP), Fagner Fernandes (PDT) e Renato Lyra (PP) conversaram sobre o assunto na Rádio Cultura do Nordeste 

(Foto: Rádio Cultura do Nordeste/Divulgação)

“Eu fui vítima desde o primeiro momento quando aceitei sair candidato pela terceira vez, e colocar a causa animal como uma das minhas prioridades. (…) As pessoas da sociedade ainda não entendiam porque nós defendíamos a causa animal. (…) É uma questão de saúde pública também”, disse o vereador Fagner Fernandes (PDT). A fala foi dita durante o programa Cultura Entrevista Especial de ontem (6), sob o comando do jornalista Remir Freitas, na Rádio Cultura do Nordeste. O programa contou com a participação da bancada animal da Câmara Municipal de Caruaru, composta pelos vereadores reeleitos Anderson Correia (PP) e Fagner Fernandes (PDT) e o vereador eleito Renato Lyra (PP).

Na entrevista, Anderson Correia destaca que Caruaru é uma das cidades que mais avançam em relação às políticas públicas no direito animal, no entanto, as demandas são enormes e se faz necessário mais políticas. “É importante deixar claro que os animais não-humanos são habitantes da cidade. Da mesma forma que a gente tem discussões em relação às pessoas, a gente tem que ter uma discussão técnica sobre os animais não humanos. A gente tem que pensar políticas”, comentou o vereador.

Além disso, Correa ainda trouxe a questão da saúde pública estar ligada à causa animal. “Quando a gente fala de animais não-humanos, a gente tem uma concepção de que a gente também tá discutindo sobre política com as pessoas: saúde pública. Independente da discussão de ser uma saúde pública, os animais têm dignidade própria”, pontuou o vereador. 

O vereador Fagner Fernandes destaca que o relacionamento com a gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB) continuará sendo  respeitoso. “Continuarei na bancada de oposição, onde fui eleito. Tenho pontos a levantar com Rodrigo na questão da causa animal que vejo que precisa ser melhorada (…) pautas que vão beneficiar a causa animal sempre o executivo vai ter o meu apoio.” O vereador ainda enfatiza: “aquilo que eu vejo que não está bem, não está certo, eu  vou levantar a bandeira, e cobrar do executivo (…), porém o prefeito precisa abrir mais o diálogo”. E Fagner finaliza, “Tem diversos projetos de lei que precisam ser colocados em prática. Precisamos sentar para dialogar. Se o prefeito é bom de diálogo estarei à disposição para sentar com Rodrigo e levantar as pautas (…)das reivindicações da população”.

Ao final do encontro, o vereador Renato Lyra traz que está confiante com apoio dos vereadores que compõem a Casa. “A gente sabe que é uma pauta que a gente precisa aprofundar cada vez mais. (…) Pelo que eu já vinha conversando com alguns [vereadores], são sensíveis, são pessoas que tem uma coerência na questão do pensamento, mesmo quando se trata de uma pauta animal, aquilo que vem beneficiar, a gente vê que tem uma convergência de entendimento”, finaliza.

Para assistir ao programa completo, acesse o canal da Rádio Cultura do Nordeste no YouTube.   

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais