Caruaru inicia vacinação contra Covid-19 em bebês a partir dos seis meses

Bernardo Marques da Silva, de 1 ano e sete meses, foi a primeira criança a receber o imunizante. (Imagem: Jorge Farias)
Bernardo Marques da Silva, de 1 ano e sete meses, foi a primeira criança a receber o imunizante. (Imagem: Jorge Farias)

A vacinação contra Covid-19 em bebês a partir dos seis meses e crianças de até 1 ano, 11 meses e 29 dias, começou neste fim de semana, na Via Parque (Trecho do INSS), em Caruaru. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h. Inicialmente, o imunizante será aplicado em crianças que possuem algum tipo de comorbidade. O pequeno Bernardo Marques da Silva, de 1 ano e sete meses, foi a primeira criança a receber a dose do imunizante Pfizer Baby, no município. Ele foi vacinado ontem (13).


De acordo com a Coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI) Tatiane Lino, o município recebeu 1.240 doses da Pfizer Baby. O imunizante será aplicado em cerca de 620 bebês e o intervalo de tempo entre as duas doses é de 21 dias. Para vacinar os pequenos é necessário levar Cartão do SUS ou CPF, caderneta de vacinação e laudo médico que comprove a comorbidade.


As comorbidades foram listadas de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização (PNO), elaborado pelo Ministério da Saúde (MS). São elas: pneumopatias graves, diabetes, hipertensão arterial e pulmonar, doenças cardiovasculares, doenças neurológicas crônicas, doença renal, imunocomprometidos, obesidade (IMC >40), síndrome de Down, hemoglobinopatias graves e cirrose hepática. A vacina será administrada em três doses, sendo as duas primeiras (D1 e D2) com o intervalo de 21 dias (três semanas), seguidas por uma terceira dose (D3) que deve ser administrada com, pelo menos, dois meses (oito semanas) após a segunda dose.

Por Alice Alves – 14/11/2022

Compartilhe

Destaques

Veja Mais