Caruaru recebe novo veículo para compor a Central de Transplantes

Automóveis irão contribuir na logística entre a doação e entrega aos hospitais transplantadores

(Foto: Janaína Pepeu/Divulgação)

Foi destinado à Macrorregional de Transplantes do interior, localizada no Hospital Regional do Agreste (HRA), um dos três novos automóveis destinados a compor a frota de veículos da Central de Transplantes do Estado (CT-PE). O Governo de Pernambuco apresentou os veículos na tarde de ontem (26), no Palácio do Campo das Princesas. A iniciativa faz parte da estratégia de fortalecimento do sistema estadual de transplantes de órgãos e tecidos, marcando o Dia Nacional do Doador de Órgãos, celebrado hoje (27). 

Os outros dois transportes entregues pelo Governo serão destinados à Região Metropolitana do Recife (RMR). O coordenador da Central de Transplantes do Estado, André Bezerra, explica que a logística irá melhorar com o reforço da frota. “São caminhonetes que trarão melhoria na logística, pois o tempo é algo muito importante nesse processo de deslocamento das equipes e na preservação dos órgãos a serem doados, possibilitando inclusive fazermos percursos mais longos”, enfatizou.

Atualmente, Pernambuco possui nove instituições credenciadas para a realização de transplantes de órgãos, sendo elas o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Hospital das Clínicas (HC), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Real Hospital Português (RHP), o Hospital Santa Joana, o Hospital da Unimed, o Memorial São José e o Hospital Jayme da Fonte. Para o transplante de tecidos (córneas), o Estado tem outros 13 estabelecimentos aptos, entre clínicas e hospitais.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais