O equipamento conta com investimentos do Ministério das Mulheres; a inauguração está prevista para o primeiro semestre deste ano

O município de Caruaru receberá a primeira Lavanderia Pública do Brasil, equipada por meio da adesão ao edital do Ministério das Mulheres. A inauguração acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano, informa a Secretaria da Mulher (SEMU). O equipamento, que será entregue na Rua Girassol, no bairro Luiz Bezerra Torres, recebeu ontem (18) uma visita técnica do Ministério das Mulheres.
Segundo divulgação da Semu, a iniciativa tem o objetivo de ofertar melhores condições de trabalho às mulheres, em atenção à Política Nacional de Cuidados, além de incentivar a qualificação profissional e a geração de renda no bairro que conta com uma média de 10 mil moradores. A equipagem do prédio recebeu um investimento de R$ 472.759,24 do Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres.
De acordo com a divulgação, a lavanderia vai contar com mais de 80 equipamentos, como máquinas de lavar de diferentes capacidades, secadoras de roupas, carrinhos de transporte, gôndolas para armazenamento, além de suprimentos, como detergentes e alvejantes. No espaço, serão também realizados cursos para qualificação profissional das mulheres.
A lavanderia é apontada pelo Ministério das Mulheres como um projeto piloto referencial de Política de Cuidados. Esse será o primeiro projeto de lavanderia que, em todo o país, foi equipado com recursos do Governo Federal e atende a essa política. A expectativa é que o equipamento se torne um modelo para outras cidades do país.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão