Celulares roubados ou furtados recebem alertas do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Programa tem como objetivo combater a comercialização dos aparelhos, e restituí-los aos seus donos

(Foto: MJSP/Divulgação)

Começaram a ser enviadas notificações a celulares com alerta de bloqueio emitido por roubo, furto ou perda, por meio do “Programa Celular Seguro”, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A pasta federal informou que as mensagens serão encaminhadas via WhatsApp pelos números 2025-3003 ou 2025-3000 (perfis verificados do MJSP) assim que um novo chip for instalado nos aparelhos com restrição.

Após receber a mensagem, que informará a existência do alerta de bloqueio, o cidadão deverá acessar o site Celular Seguro, do Governo Federal, para ter as orientações necessárias. Em seguida, será preciso comparecer a uma delegacia de Polícia Civil para regularizar a situação. Se a pessoa que estiver com o celular não apresentar a nota fiscal, nem comprovar que foi ela quem emitiu o alerta, terá que devolver o aparelho.

O envio das notificações será automático, desde que o titular da linha que teve o celular roubado, furtado ou perdido tenha solicitado o bloqueio no chamado Modo Recuperação.

O secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto explicou que o objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima, além de combater os criminosos que comercializam e que vendem esse celular. 

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais