Levantamento foi realizado pelo Procon Caruaru entre os dias 29 e 31 de outubro
O valor médio da cesta básica apresentou um aumento de 2,67% em comparação com pesquisa do mês anterior, em Caruaru. A pesquisa foi realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do município, entre os dias 29 e 31 de outubro. De acordo com o levantamento, o valor médio passou para R$ 608,97, o equivalente a 43,1% do salário mínimo, sofrendo um aumento correspondente a R$ 15,88.
Na realização da pesquisa, as equipes de fiscalização analisaram 12 estabelecimentos, distribuídos em 12 bairros, onde foram registrados os preços de 27 itens, sendo 19 de gêneros alimentícios, quatro de limpeza doméstica e quatro de higiene pessoal. Entre os produtos pesquisados, 17 tiveram aumento de preço e dez tiveram redução.
As maiores reduções no preço médio registradas foram de sabão em barra (pacote com 5 unidades), quilo do fubá e da banana. Já os que tiveram os maiores reajustes, destacam-se carne bovina de segunda (quilo), sabão em pó (pacote/500g) e o óleo de soja (garrafa/900ml). A pesquisa do Procon também revelou variações significativas nos preços entre os estabelecimentos.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão