CNBB lança Campanha da Fraternidade 2025 sobre a ecologia integral 

Tema deste ano tem como uma das inspirações a realização da COP 30, que acontecerá em Belém (PA) em novembro

(Foto: CNBB/Divulgação)

A Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) foi lançada ontem (5), na Quarta-feira de Cinzas, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento de lançamento aconteceu em Brasília, às 10h. Neste ano, a CF vai abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.

A Campanha deste ano, segundo a CNBB, foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que em 2025 completa 10 anos, nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, na recente Exortação Apostólica Laudate Deum, nos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e na realização da COP 30 – a primeira na Amazônia, em Belém (PA). Além disso, a campanha acolhe a sugestão das Comissões Especiais da CNBB para a Amazônia e Ecologia Integral e Mineração.

O objetivo geral da Campanha é “promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, de acordo com a CNBB.

Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais