Foi criada, em Caruaru, uma comissão que deve revisar o Plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Remuneração (PCCDR) dos profissionais da rede de ensino municipal. O decreto, assinado pela prefeita Raquel Lyra (PSDB), foi publicado no Diário Oficial do Município e aponta que os trabalhos da comissão devem ser acompanhados pela Mesa Permanente de Negociação.
O grupo será composto por quatro membros, representantes das secretarias de Administração, Educação e da Fazenda. De acordo com o texto, foi estabelecido um prazo de 180 dias para que as informações sejam apresentadas. Depois desse prazo, a comissão deve solicitar relatórios com dados que possam auxiliar no aperfeiçoamento das políticas públicas para a educação municipal.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru (Sismuc), Eduardo Mendonça, a decisão é preocupante. “Mais uma vez a categoria não terá participação efetiva, será apenas espectador, situação que nos assusta, uma vez que é visível uma preocupação maior com o financeiro e não com o pedagógico e a valorização do docente”, comentou o presidente.
A revisão do PCC tem sido uma das reinvidicações mais cobradas pela categoria, que está em estado de greve. O documento foi aprovado na Câmara Municipal em 2013.