A emergência do hospital é uma das maiores do interior do estado

Inúmeras irregularidades foram identificadas no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, nesta sexta-feira (6). A fiscalização foi realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), com ação promovida pelo Departamento de Fiscalização da autarquia. A ação concentrou sua atenção na emergência da unidade, uma das maiores do interior do estado. Ao entrar no local, os fiscais se depararam com pacientes em macas espalhadas pelos corredores, entre eles idosos, que aguardavam leitos há mais de dois dias.
A inspeção contou com a participação de representantes da diretoria do Conselho, do plenário e do departamento jurídico. Além de pacientes pelos corredores, os fiscais do Coren-PE identificaram problemas em outros setores da emergência. Na ala verde havia superlotação. O espaço que deveria comportar, no máximo, 26 pacientes, possuía 42, durante o período de inspeção realizado pela autarquia. Alguns sem identificação, o que pode acarretar em complicações, como a troca de medicação e falhas no atendimento. Além disso, alguns pacientes se encontravam em macas baixas, o que dificulta o atendimento realizado pelas equipes de saúde.
Já na ala vermelha, a equipe de fiscalização identificou insuficiência e inexistência de registros realizados pela equipe de enfermagem, o que pode prejudicar o acompanhamento correto dos pacientes. O setor também apresentava problemas de lotação. O espaço possui capacidade para 13 atendimentos simultâneos, mas durante a ação foram identificados 17 pacientes.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão







