Credencial de estacionamento para idoso e PCD ganha versão digital

A iniciativa está em vigor desde a última sexta-feira (25)

(Foto: Eduardo Cysne/Divulgação)

As pessoas com idade acima de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs), cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência que possuem, ou possuíram, carteira de habilitação, passam agora a contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo. Essa iniciativa é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O serviço está em vigor desde a última sexta-feira (25). 

A medida beneficiará cerca de 3,4 milhões de pessoas com deficiência (PCDs) e mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos, de acordo com publicação do Governo. O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Para o uso da versão digital da credencial, só é possível vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser alterado a qualquer momento. O processo para emitir e vincular o documento no aplicativo CDT é totalmente online, sem a necessidade de deslocamentos e o beneficiário poderá optar pela versão impressa (por meio do Portal da Senatran) ou digital (via app da CDT). O Portal de Serviços da Senatran oferece um tutorial sobre a credencial de estacionamento.

Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão

Compartilhe

Destaques

Veja Mais