Durante este fim de semana, fortes chuvas atingiram Caruaru. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o município registrou o volume de 219,97 mm entre o sábado (27) e o domingo (28). Na ocasião, as passagens molhadas dos bairros João Mota, Severino Afonso, Vassoural, Rendeiras e José Liberato ficaram inundadas.
No domingo, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência. Segundo um parecer da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra), foram registrados danos nas estruturas físicas das unidades de saúde. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais e a convocação de voluntários para reforçar as ações.
Diante da situação, estão sendo realizadas campanhas de arrecadação para atender os desabrigados. A Prefeitura está recebendo doações no Bloco A do Palácio Jaime Nejaim. Os principais itens requisitados são cestas básicas, garrafas de água mineral, colchões, cobertores, lençóis, toalhas, travesseiros, mosquiteiros, kits de higiene e kits de material de limpeza.
Além disso, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Caruaru está realizando uma campanha que visa auxiliar tanto as famílias afetadas quanto os idosos da Casa dos Pobres São Francisco de Assis. A partir desta segunda-feira (29), as salas da OAB do Fórum e da Justiça do Trabalho serão pontos de coleta. Serão arrecadados itens como alimentos, roupas, agasalhos, colchões, material de limpeza e higiene pessoal, água mineral, cobertores e fralda geriátrica.
Outra campanha que está sendo realizada é a do projeto Mover Caruaru, que reúne voluntários em prol de causas sociais. O grupo está arrecadando alimentos, água mineral, agasalhos, lençóis, cobertores e produtos de limpeza e de higiene pessoal. Os materiais serão coletados no térreo da Prefeitura pelos representantes Mariana Cordeiro, Renata Mahon ou Chris Magalhães.