Edital da UFPE para vagas do Pronera, em Caruaru, é suspenso pela justiça

Certame abriria 80 vagas para o curso de medicina, no Centro Acadêmico do Agreste

Foi deferida na noite desta terça-feira (30) pela Justiça Federal em Pernambuco, uma liminar em ação popular ajuizada pelo vereador do Recife, Tadeu Calheiros (MDB), determinando a suspensão imediata do Edital da UFPE, que prevê a criação de uma turma específica do curso de Medicina no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru, destinada exclusivamente a beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A decisão judicial impede a continuidade do edital até o julgamento do mérito da ação. A União e a universidade ainda podem tentar recorrer.

O projeto da Universidade Federal de Pernambuco propunha a abertura de uma nova turma para o curso de medicina, com 80 vagas. Essas não interferem no regime de seleção já consolidado pela instituição, que tem outra turma para 80 estudantes, com 50% das vagas destinadas à ampla concorrência, e a outra metade para as demais cotas previstas. 

Com 30 anos de existência, o Pronera é voltado para que assentados da reforma agrária, quilombolas e educadores vinculados ao programa possam ter acesso à educação superior entre os mais diversos cursos. Esta seria a primeira vez que uma turma de Medicina para este público passaria a existir.

Compartilhe

Destaques

Veja Mais