Até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais empregados já enviaram os dados, segundo o MTE

A Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal informou em divulgação que as empresas com 100 ou mais funcionários têm até esta sexta-feira (28) para enviar as informações para o 3º Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, conforme instituiu a Lei de Igualdade Salarial (14.611/2023).
A publicação informa que o envio de informações deve ser feito por meio do Portal Emprega Brasil, na aba dos empregadores. As empresas que já enviaram as informações nas duas edições de 2024 também devem atualizar os dados.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), até o momento, 21 mil das mais de 50 mil empresas com 100 ou mais empregados já enviaram os dados sobre critérios remuneratórios e ações para promover diversidade e parentalidade compartilhada.
O 3º Relatório para as empresas, que deverão analisar seus resultados e, se necessário, acrescentar alguma explicação, será disponibilizado no dia 17 de março, pelo MTE. Até 31 de março, todas as empresas deverão divulgar o resultado em suas plataformas digitais, conforme estabelece a lei. Aquelas que não tornarem públicas informações, ao menos duas vezes ao ano (fevereiro e agosto), estarão sujeitas a multas.
A divulgação dos dados consolidados também será feita em março, pelo Ministério do Trabalho e Ministério das Mulheres, sem revelar as informações pessoais como salários, nomes ou ocupações, segundo a Secretaria de Comunicação.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão