Dados foram apresentados pela Secretaria de Segurança Municipal de Caruaru (SSM) na segunda reunião da Câmara Intersetorial de Segurança

O mês de fevereiro deste ano foi o considerado o terceiro melhor na série histórica iniciada em 2004, nos índices de Mortes Violentas Intencionais (MVI). Segundo dados apresentados ontem (27) pela Secretaria de Segurança Municipal de Caruaru (SSM) na segunda reunião da Câmara Intersetorial de Segurança, o município registrou 8 casos de MVI no mês passado, sendo superado por fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023 no indicador. O encontro, que aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru, apresentou os indicadores de criminalidade de fevereiro deste ano.
Além disso, também foram observadas quedas pela segunda vez consecutiva nos índices de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), com redução de 11% nos dois primeiros meses em relação ao mesmo período do ano anterior. Outro destaque foi que janeiro e fevereiro deste ano registraram os menores valores da série histórica para cada mês individualmente.
Durante o encontro, representantes de diversos órgãos participantes da Câmara debateram as principais demandas de segurança pública no município. Em pauta, ações voltadas para perturbação do sossego, tráfico de drogas, áreas de risco, roubos e furtos, entre outros.
As estratégias definidas priorizam uma abordagem intersetorial, buscando soluções integradas e eficazes para os desafios identificados. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, AMC, PRF, Conselho Tutelar, Secretarias e órgãos municipais e membros da Sociedade Civil.
Por Adriane Delgado – estagiária sob supervisão