
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), inaugurou nesta quarta-feira (19), o novo sistema de armazenamento de energia em baterias implantado na Estação de Tratamento (ETA) de Água no bairro Petrópolis, em Caruaru. O equipamento, conhecido como Battery Energy Storage System (BESS) foi projetado para o atendimento de consumo da unidade, seja de forma integral ou parcial. Ele será acionado quando houver problemas de interrupção no fornecimento de energia e nos horários de ponta, nos quais a energia é mais cara.
Durante o evento, a governadora destacou a importância da inciativa, pioneira no mercado, para permitir mais estabilidade de água nas torneiras das casas pernambucanas. Segundo o governo, a partir desse novo sistema, a Compesa conseguirá melhorar os serviços prestados à população, evitando o desabastecimento de água e reduzindo os custos com manutenções indesejáveis e não programadas.
O investimento se soma a outras iniciativas em desenvolvimento pela Compesa para garantir que a economia com a conta de luz seja convertida em investimentos em infraestrutura no saneamento. A segunda maior despesa da companhia estatal é a fatura de energia.