A governadora Raquel Lyra, em uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (12), empossou 338 policiais penais. O objetivo desse aumento no efetivo é reforçar a segurança das unidades prisionais em todo o Estado. Ainda como parte das iniciativas promovidas pelo Juntos pela Segurança, foram entregues 20 novas viaturas policiais. Na mesma cerimônia, o Governo de Pernambuco divulgou a ativação da unidade 2 do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga. A unidade prisional irá receber os presos do regime fechado de forma gradativa, até preencher sua capacidade total de 996 vagas.
De acordo com o governo, os novos policiais penais passaram por um processo de capacitação, com duração de quatro meses. O concurso, realizado em 2021, previa a contratação de apenas 200 policiais penais.
Após assinatura do termo de posse, a chefe do Executivo estadual fez a entrega de 20 viaturas para reforçar a atuação da Polícia Penal. Desses veículos, dez são de modelo SUV, 8 caminhonetes e 2 caminhões de carga. A renovação da frota foi garantida através de uma cooperação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por parte da Secretaria Nacional de Políticas Penais, que realizou a doação das viaturas.
Por Maria Eduarda Rodrigues