Governo lança programa com mais de 25 mil vagas para cursos profissionalizantes em Pernambuco 

O objetivo é ampliar a oferta de qualificação profissional e empreendedora no Estado (Imagem: Divulgação)
O objetivo é ampliar a oferta de qualificação profissional e empreendedora no Estado (Imagem: Divulgação)

O Governo de Pernambuco lançou, nesta segunda-feira (20), o programa Qualifica PE. Com o objetivo de ampliar a oferta de qualificação profissional e empreendedora no estado, a iniciativa se divide nas modalidades Qualifica Trabalho, com abertura de 15 mil vagas de formação profissional até dezembro de 2024, e Qualifica Empreendedor, com nove mil vagas de qualificação empreendedora até 2025.

Os cursos oferecidos serão executados por entidades do Sistema S, sendo gratuitos para todo o público. As inscrições devem ser feitas por meio do site da Sedepe, e as primeiras aulas terão início a partir de 3 de junho. As ações de qualificação profissional e empreendedora previstas no programa contemplam conteúdos voltados para os segmentos de Comércio e Serviços, Indústria e Micro e Pequenas Empresas. 

Na modalidade Qualifica PE Trabalho, serão oferecidas 5.800 vagas de qualificação profissional em um primeiro bloco, a partir deste mês de maio, em 44 municípios pernambucanos. Os cursos previstos terão duração variável entre 20 e 80 horas/aula, abordando as seguintes áreas: artes, alimentos, automotiva, beleza, comércio, construção civil, eventos, energia GTD – geração, gastronomia, gestão, hospedagem, logística, moda, madeira e mobiliário, mecânica / metalmecânica, produção de alimentos, refrigeração e climatização, saúde, segurança do trabalho, soldagem, tecnologia da informação, telecomunicações, transmissão e distribuição, turismo e vestuário. 

Por sua vez, a categoria Qualifica PE Empreendedorismo é voltada para os micro e pequenos negócios, e disponibilizará 9.350 vagas de qualificação empreendedora para o período de maio de 2024 a abril de 2025. Os conteúdos previstos contemplarão temáticas como empreendedorismo, finanças, gestão, relacionamento com o cliente, vendas, e-commerce, estratégias digitais, marketing digital, formalização de negócios e microcrédito orientado. As aulas serão ministradas em 25 municípios pernambucanos, em espaços da entidade formadora, escolas públicas ou carretas móveis.

Por Maria Eduarda Rodrigues

Compartilhe

Destaques

Veja Mais